quinta-feira, 5 de abril de 2012

Celebração da Ceia do Senhor

       A celebração da Ceia do Senhor aconteceu nesta quinta feira(05) na Igreja Matriz. Como já era de se esperar, na Semana Santa há um maior número de fiéis nas celebrações, a exemplo de Jesus também  tivemos o momento do Lava pés, onde algumas pessoas da Comunidade tiveram a oportunidade de participar.
       Terminada a Celebração Eucarística, os fiéis permaneceram na Igreja para a Vigília que se estendera até as 00 horas.


                  Entenda um pouco o que é a Ceia do Senhor


É a missa em que se celebra última ceia de Jesus com seus apóstolos e também quando Ele institui a Santa Eucaristia.
            No início da noite da primeira Quinta-feira Santa, Jesus quis comer a ceia pascal com seus discípulos; deu também, como Mestre, um exemplo belíssimo de humildade lavando-lhes os pés. Foi durante esta refeição que nosso Salvador instituiu seu próprio memorial, a sagrada Eucaristia!

            O Sacrossantum Concilium (no 47), nos diz:

            Na última ceia, na noite em que foi traído, nosso Salvador instituiu o sacrifício eucarístico de seu corpo e sangue. Fez isto para perpetuar o sacrifício da cruz pelos séculos, até que volte, e, assim, confiar à Igreja, sua amada esposa, o memorial de sua morte e ressurreição: sacramento de amor, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo é consumado, o espírito é saciado de graça e nos é dado o penhor da futura glória.

            Portanto, a Eucaristia é o sacramento de amor por excelência, é o sacramento da unidade que nos une a Cristo na caridade.

            Quando nos reunimos em família, pensamos logo numa refeição, num almoço ou num jantar, pois esse acontecimento nos une mais fortemente, os laços familiares tornam-se mais estreitos. Pode haver expressão maior de unidade do que numa refeição em família ou mesmo compartilhada com os amigos?

            A Eucaristia é refeição. Cristo nos convida a partilhar com Ele a refeição em que Jesus se faz comida e bebida para nos fortalecer espiritualmente.




Momento em que Pe. Eudes lavou os pés de alguns fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário