segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aniversário de Dom Odelir José, Bispo Diocesano de Sobral



image    O Bispo de Sobral, Dom Odelir José, aniversariou na quarta-feira, dia 18. É o sexto bispo a prosseguir com a missão evangelizadora iniciada pelo primeiro bispo sobralense, Dom José Tupinambá da Frota. Considerado o segundo construtor de Sobral, com pontificado de 43 anos – de 1916 a 1959 – Dom José idealizou e iniciou um  projeto civilizatório, que teve continuidade nos seus sucessores: Dom José Bezerra Coutinho, dom João José da Mota e Albuquerque, dom Valfrido Teixeira Vieira, Dom Aldo de Cillo  Pagotto, Dom Fernando Saburido e, atualmente,  Dom Odelir José Magri.Dom Odelir nasceu em Campo Erê (Santa Catarina), sendo seus pais Domingos Magri e Lucia Abatt, imigrantes italianos. É missionário comboniano. Estudou na Universidade Católica do Paraná, onde concluiu o curso de licenciatura em Teologia, em 1987.
    Fez noviciado em Petrolândia e estudou Teologia no Institut Catholique de Paris, dirigida pelos padres jesuítas. Ordenou-se padre no dia 17 de outubro de 1992, logo dirigindo-se à Missão Comboniana da República Democrática do Congo, na África.
    Depois de 4 anos de trabalho missionário, retorna ao Brasil como formador  no Escolasticado de São Paulo onde exerceu também a função de vigário paroquial. Trabalhou, também, padre mestre no noviciado de Contagem, Minas Gerais, em 2002.
   Em 2003, foi eleito Conselheiro Geral da Congregação Comboniana em Roma, onde assumiu também a responsabilidade de Vigário Geral da Congregação, adquirindo portanto grande experiência.
No dia 20 de outubro de 2010 foi nomeado pelo Vaticano como bispo de Sobral, tendo realizado a sua sagração e ordenação episcopal no dia 2 de dezembro de 2010 na Catedral.
   Escolheu como lema o chamado de Cristo: “Sigam-me” (Mt 4:19). Dom Odelir vem desempenhando, de forma exemplar, sua missão episcopal, já com uma longa folha de serviço prestado à Diocese de Sobral, à Igreja cearense e à Igreja Católica do Brasil.
   Na sua gestão serena e profícua, já coordenou uma Assembleia Diocesana, percorreu todas as 38 paróquias que são distribuídas em 28 cidades da Zona Norte, criou uma paróquia, ordenou onze sacerdotes, partícipes da sua missão evangelizadora, preparando a Diocese para comemorar o seu centenário, em 2015.
   Dom Odelir renovou seis regiões pastorais: Sede, Araras, Vale do Acaraú, Coreaú, Meruoca e Santa Quitéria. E criou mais uma área pastoral em Celsolândia, pertencente à paróquia de Acaraú.
     A primeira área pastoral, situada em Pires Ferreira, mudou para a paróquia de Cruz com o nome de área pastoral de Caiçara. E agora está em fase de implantação o registro on-line de todas as paróquias.
    Nosso Bispo também assumiu um programa na Rádio Educadora: A Voz do Pastor, assinando, ainda, uma coluna no Jornal Correio da Semana.
Por tudo isso e como leigo de sua diocese, apresento a dom Odelir o abraço de parabéns muito merecido!


Fonte: Professor Teodoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário